domingo, 18 de outubro de 2015

TECNOLOGIA DAS NUVENS(CLOUDS)

           A cloud computing, como é chamada entre os internautas, até alguns anos atrás era tida como uma tendência, um conceito tecnológico. Hoje, uma realidade cada vez mais presente no cotidiano dos usuários de tecnologia. Ela nada mais é do que uma estrutura de servidores robustos, gigantes, que armazenam informações, assim como acontece nos pc's, através do HD. Imagine seu email, os arquivos lá contidos você pode acessar em qualquer lugar em que haja conexão com a web. Na nuvem acontece o mesmo, pois ao adquirir um pacote, um aplicativo, desse recurso, pode-se guardar arquivos importantes, executáveis e acessíveis em qualquer lugar através da internet, sejam no formato de texto, planilhas, videos pesados e, o mais importante, de modo muito mais seguro do que em máquinas pessoais. Num futuro próximo, aposta o GOOGLE, o HD dará lugar ao armazenamento on line, e isso refletirá numa maior inclusão digital, pois as máquinas ficarão mais baratas, chegando a consistir apenas na utilização de periféricos, como um teclado, um mouse e uma tela, ou mesmo apenas numa tela sensível ao toque, as famosas TOUCH.


          Dropbox, Google Drive, a ONE DRIVE, da Microsoft, o iCLOUD, da Apple, são alguns exemplos de programas nesse sentido. O próprio Google, corroborando com sua visão pró CLOUD, desenvolveu o CHROME OS, um sistema operacional que tem o intuito de funcionar com aplicativos da web e que necessita apenas de pouca capacidade de armazenamento de uma máquina.



          Se desejar mais informações sobre o assunto ou mesmo instruções de como utilizar o serviço virtual, deixo um video do youtube que ajudará:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores