sábado, 22 de dezembro de 2012

DLNA

     Digital Living Network Alliance (DLNA) ou Aliança para Redes Domésticas Digitais é uma tecnologia desenvolvida pela SONY, inicialmente em 2003, e adotado por um grupo de grandes empresas com o intuito de criar um padrão de compatibilidade entre diversos aparelhos eletrônicos através de rede Wi-Fi. Ver uma foto da câmera digital na tv, enviar músicas do smartphone para caixas de som, tudo isso sem fio e instantaneamente, são apenas alguns exemplos das inúmeras possibilidades criadas. 

       A proposta é conectar produtos de marcas diferentes por meio desse novo "protocolo comum" . Isso é muito interessante e possibilita que os consumidores tenham uma maior liberdade na compra de tecnologia, dada a interatividade dos produtos concorrentes. 
   
       A fabricante japonesa e seus parceiros nesse projeto (HP, SAMSUNG, LG, MICROSOFT, entre outros) têm desenvolvido uma grande gama de equipamentos com o certificado DLNA. Televisores, impressoras, netbooks, HDs externos, PCs e consoles de Video Games são alguns itens.

       Deve-se, no entanto, atentar que algumas marcas utilizam termos diferentes para descrever essa função em seus dispositivos eletrônicos. A LG chama de SmartShare, a sul coreana SAMSUNG,  de All Share, por exemplo. 

     Hoje, o grupo já  soma mais de 240 membros, e a Apple não está entre eles, utilizando um padrão próprio. 

    No final do blog postei uma pequena relação com alguns produtos com essa tecnologia. E como é de praxe, deixo, logo abaixo, um vídeo para maiores informações:













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores